[Resenha] Extraordinário

AutorR.J. Palacio
Editora: Intrínseca
ANO: 2013
ISBN: 9788580575668
Saiba maisSkoob
Paginas:  320 páginas

Olá pessoal,
Como vocês estão? Estamos com o tempo voltando ao normal, tudo vai melhorando. E quando menos se espera a pessoa atrasada que vos fala, enfim leu o livro que todo mundo já leu kkk.
Mas sou assim e esse é o momento certo. Vamos falar do que importa porque esse entrou para o hall de favoritos da vida.

Sinopse
O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

August é uma criança que apesar da deformidade facial é muito esperta e sabe o que o mundo faz com quem é diferente e não segue os padrões. Com uma síndrome genética  seu rosto tem uma grave deformidade que o afasta das crianças digamos que normais.
Ao completar 10 anos a mãe acha que seria bom ele frequentar uma escola normal, já que até então ele era educado por ela e em casa. Apesar de não curtir a ideia ele topa e é ai que o livro realmente começa.
Apesar de ser contado em sua maioria por uma criança de 10 anos, conseguimos perceber o quanto, mesmo que acostumado ele passa por situações difíceis. No entanto não se deixa abater.
No decorrer do livro nos é contado o ponto de outros personagens que estão ligados diretamente ao Auggie, como seus amigos e irmã, e é ela com quem eu mais me identifico. 

[Vou explicar...] sou a do meio em três irmãs e dentre as atitudes de todos, eu tinha a escolha que ir pelo mesmo caminho ou ser eu e não dar mais preocupação, (isso você só entende depois que é mãe) e é ai que o mundo literário entra na história, ele foi a minha ponte de salvação para não cair em depressão severa. Leia o capítulo da irmã. [Mas voltando a história....]

O livro se passa no primeiro ano e se você me perguntar o motivo que ele entrou para a lista de preferidos, simples. Olhamos o mundo como se todos tivessem a obrigação de ser iguais a nos. Não notamos as diferenças tênues que as pessoas possuem e isso que é fascinante. Tratamos quem é diferente de forma cruel o suficiente ao ponto de destruir a alma e na maioria das vezes não tem reparo.
Acima de tudo o amor sempre vence (o verdadeiro), que quando temos amigos temos tudo e que família deve ser cuidada, piegas talvez, mas quando todos nos abandonam é que conseguimos reconhecer a qualidade das pessoas que nos rodeiam.
Recomendo o livro a todos que gostem assim com eu de aprender algo, independente da temática do livro. Por que nele percebemos que se uma criança que viveu pouco pode ser cruel, quem dirá um adulto que levou anos aprendendo.

Eu sei que você já leu, então comente aqui e me fale se gostou ou não, o que você aprendeu com a leitura.


Sobre a autora

Raquel Jaramillo Palacio ou como é conhecida R.J. Palacio atua no mercado editorial norte-americano há mais de duas décadas, atualmente com dupla função: designer gráfica durante o dia e escritora à noite. Ela mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Este é seu primeiro livro. Para difundir a mensagem de Extraordinário, a autora iniciou uma campanha antibullying no site da qual milhares de crianças já participaram.




Imagens arquivo pessoal e do Skoob



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário