[Resenha] O Guardião de Memórias


Autor: Kim Edwards
Editora: Sextante
ANO: 2008
ISBN: 9788599296301
Saiba maisSkoob
Paginas:  319 páginas

Olá pessoal,
O ano de 2015 foi ano de grandes emoções, em todos os sentidos, mas como viemos falar de livros, livros que acabaram comigo. Autores que usaram temas fortes que gera em nos leitores uma revolução de sentimentos e após muitos nacionais uma americana conseguiu me deixar sem palavras, o que é difícil aos que me conhecem.
Esse é aquele que você precisa conhecer.

Sinopse

Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais de síndrome de Down.
Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, o Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline Gill, entregue a criança para uma clínica e diz à esposa que a menina não sobreviveu.

Como médico Dr. David Henry, deveria estar preparado para emergências, mas para David marido e futuro pai, mesmo que metódico era dificil estar preparado, para um momento que era inapropriado, como prever o parto na década de 60.
Ao chegar no hospital ele encontra apenas sua enfermeira e descobre que o obstetra não chegaria e ele se viu ali como o único que poderia fazer isso. Tudo corria até o nascimento do filho “Paul” como Norah pediu, mas ao perceber que ela contraia ele soube que teria gêmeos, mas “Phoebe” era portadora de síndrome de Down.
Com lembranças e medo da mulher não aguentar, ele dá a criança para sua enfermeira entregar a uma instituição que cuidava de crianças assim, que naquela época não se sabia sobre a síndrome, no entanto ao se deparar com o lugar ela não teve coragem.
Duas decisões que mudaram vidas pra sempre, distanciaram família e mudando sonhos.
Você se pergunta, mas em que preciso ler? A resposta é simples. A autora nos mostra como é ser diferente e como o mundo trata quem é diferente e você não precisa ser doente, apenas ser diferente. O livro no inicio é cansativo, pelo excesso de descrição na narrativa da autora, mas a medida que os gêmeos crescem e as mentiras e meias verdades crescem, você nota como decisões pode mudar não apenas seu futuro, mas de todos os envolvidos.

“Antes uma verdade que machuque, a uma mentira que cure. (frase popular)”

Pensar que alguém não vai aguentar a verdade é mentir duas vezes, e não sou hipócrita de falar que digo só a verdade, mentir parece ter uma raiz bem funda no ser humano, mas se coloque no lugar da pessoa. É fácil falar que gostaria de saber da verdade, será que gostaria mesmo. (esse é meu lado racional se expressando rsrs)
A autora te coloca varias situações que te levam a uma mistura de sentimentos, você tenta se colocar na situação apresentada, mas nada se compara, afirmo por ter um filho.
Recomendo a leitura para quem ama descrição e pra você que ama uma história envolvente. Durante minhas pesquisas vi varias pessoas falando que abandonaram por ser cansativo, conselho CONTINUE, a história vai te surpreender o excesso em minha opinião é pra deixar a história mais leve e ela não permanece até o fim pelo contrario ele fica bem fluido.

Sobre a autora
Kim Edwards cresceu na vila de Skaneateles, Nova Iorque. A mais velha de quatro filhos, graduou-se na Colgate University e na Universidade de Iowa, onde ela recebeu um Mestre em Belas Artes em Ficção e um Mestre em Artes em Linguística. Após completar sua pós-graduação, ela foi com seu marido para a Ásia, onde passaram os próximos cinco anos ensinando em vários países.
Kim então começou a publicar contos que ganharam muitas homenagens. Seu livro de contos Os Segredos do Rei do Fogo foi pré-selecionado para o Prêmio Pen/Hemingway de 1998.
Kim é atualmente professora-assistente na Universidade do Kentucky. Seu romance, O Guardião de Memórias, bestseller número 1 do The New York Times nos Estados Unidos, também foi publicado em diversos países.


Feliz ano novo e até o ano que vem!









Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário