[Resenha] Divergente - Uma Escolha Pode Te Transformar - Livro 01


Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
ANO: 2012
ISBN:  9788579801310
Saiba maisSkoob
Paginas:  504

Olá pessoal,
Finalmente li esse livro, acho que todos já leram e confesso não foi o que eu esperava, então vamos falar do livro.

Sinopse
Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

Tris não se sentia como se pertencesse a abnegação sua facção de origem, pra ela nem sempre é altruísta, obediente, as vezes tinha necessidade de questionar, mas não na sua facção e com a chegada dos testes de aptidão, ela teria que escolher entre permanecer com a família ou mudar.

“A facção antes do sangue”


Ao se descobrir divergente mesmo sem entender o que era e porque corria perigo (não é spoiler esta nas primeiras 50 páginas), resolveu escolher audácia, facção que ao seu olhar era destemida, sinônimo de coragem e oposto de tudo que vivera até agora.

Distopias estão em alta há um tempo já e confesso que gosto muito dos filmes, no entanto mesmo tendo os livros na estante a um tempo antes mesmo dos lançamentos dos filmes, lê-los não era uma prioridade. Por favor, não me matem, mas quase larguei o livro, as 100 primeiras páginas achei entediante, no entanto continuar foi a melhor escolha.
A autora realmente escreve muito bem, o enredo é bem criado. A ideia das facções foi uma jogada que pra mim é o ponto alto da história e seu desdobramento acaba sendo consequências do sucesso que se tornou.
Com uma criação sólida de personagens, “Divergente” demonstra que o poder e o medo do que é diferente sempre será o que rege todo o mundo. Tris apesar de no inicio demonstrar ser uma pessoa frágil, não apenas por ser mulher, pequena e sem preparo, frágil por ser originaria de uma facção onde eles ensinam que você deve sempre pensar nos outros o que a deu o apelido de “careta”.
Durante o livro notamos o crescimento dos personagens, é demonstrado o que é ser divergente e o ponto chave que pra mim vai dar rumo a trilogia é porque o ser diferente, questionador e não ter a vontade de permanecer estático pode ser tão perigoso quando se é assim.
Se você gostou dos filmes com certeza vai amar com bônus de varias cenas que fazem muito sentido aos buracos deixados nos filmes.

E você já leu? O que achou do livro? Conta pra mim aqui nos comentários.

Beijos e até a próxima.


Sobre a autora

Verônica Roth é uma autora muito jovem e por isso a sua biografia ainda é relativamente curta. Nasceu no dia 19 de Agosto de 1988 em Chicago, que é a cidade onde se desenrola a história de DIVERGENTE.
Verônica afirma que escreve desde a altura em se considerava velha demais para brincar ao ‘faz de conta’. Devido à sua paixão pela escrita, e também incentivada pela sua família, ingressou na Northwestern University para estudar Escrita Criativa, e foi aí que a trilogia DIVERGENTE se iniciou!
Um dia enquanto ia para a Universidade estava ouvindo música e a imagem de alguém saltando de um prédio emergiu na sua mente, dando a ideia para a Audácia. É então que Verônica decide começar a trabalhar no primeiro esboço de DIVERGENTE, preferindo investir o seu tempo nesta história a fazer os trabalhos acadêmicos.

Em Maio de 2011, com apenas 23 anos, lança DIVERGENTE, o seu primeiro livro que se tornou num êxito esmagador em mais de 15 países. Passado apenas um ano, em Maio de 2012, publica a sequência INSURGENTE, finalizando a trilogia em 2013 com CONVERGENTE.






Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário