[Resenha] A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar - A Vida e as Palavras de Esther Grace Earl

Autor: Esther Earl com Lori e Wayne Earl
Editora: Intrínseca
ANO: 2014
ISBN-13: 9788580574661
ISBN-10: 8580574668
Saiba maisSkoob
Paginas: 448


Olá pessoal, tudo bom?
Sabe aquele livro que te deixa sem palavras? Essa é a definição que posso utilizar nesse momento.  Quem me conhece, sabe que não sou emotiva, mais esse livro acabou com minhas estruturas. Chorei e foi muito.
Agora paramos com a conversa fiada e....

Sinopse
A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar conta a história de Esther Grace Earl, diagnosticada com câncer da tireoide aos 12 anos. A obra é uma espécie de diário da jovem, com ilustrações, fotos de seu arquivo pessoal, textos publicados na internet, bate-papos com os inúmeros amigos que fez on-line e reproduções de cartas escritas em datas comemorativas como aniversários. A jovem perdeu a batalha contra a doença, mas deixou um legado de otimismo e celebração ao amor. Atualmente sua mãe, Lori Earl, preside a instituição sem fins lucrativos This Star Won´t Go Out (tswgo.org), que apoia pacientes e famílias que lutam contra o câncer.

Descrever esse livro pra mim não será fácil. Não sou uma pessoa emotiva, mais quando amo, amo muito. Fui presenteada com esse livro por uma amiga do Clube do Livro aqui em BH (Conheça aqui), que me contou que era a história que havia inspirado John Green a escrever  “A Culpa é das Estrelas” e isso não é spoiler ou novidade já que quem escreve a introdução é o próprio.
Durante a leitura e posso confessar que se arrastou por praticamente todo o mês de fevereiro, mesmo sabendo o que aconteceria é um livro que te leva ao extremo de todos os sentimentos que possuímos. Somos ligados automaticamente a nossa protagonista e passamos a nos colocar no lugar dela. Imagine uma criança de 12 anos descobre que tem câncer e esta na pequena porcentagem dos que não se curam.
Durante esse diário, tanto para Esther, quanto para seus pais, podemos perceber que mesmo passando por tudo isso, Esther nunca ficou revoltada ou mudou. Vemos uma criança quase adolescente, descobrir que pode morrer e ainda sim fazer de tudo para ser feliz e tentar o máximo possível ser feliz.
Em cada pagina, paragrafo ou desenho, nos apaixonamos mais por Esther. Aprendemos o quanto é importante amar e ter quem se ama por perto. Mesmo sabendo do seu diagnostico ela permaneceu firme, com fé e alegre, com convicções e desejos normais de adolescente.
O livro é dividido entre paginas do diário pessoal onde vemos quando ela está com raiva, seus medos, remorsos e todas as culpas que ela sentia. Paginas de fragmentos do blog que os pais mantinham, para atualizar toda família, amigos e a todos que se preocupavam com ela. Seu destino é certo a todos que lerem a introdução. Conhecemos todos os pontos de vistas, conhecemos amigos da Esther e percebemos como eles se sentem com a partida prematura da amiga.
Recomendo o livro a todos, não tem idade, maturidade ou gosto. Acredito que todos precisam ler a história de Esther. Aprendi muito sobre a forma correta de agir com o próximo e modifiquei minhas prioridades com relação a tudo.

E você já leu? Abra seu coração e me conte como foi sua leitura.

Até a próxima.


Sobre a autora
A americana Esther morava na França em 2006 quando foi diagnosticada com câncer de tireóide e metástase nos pulmões aos 12 anos. Ela, seus pais e mais quatro irmãos voltaram para os EUA para que ela pudesse ter um tratamento melhor, até que em agosto de 2010, pouco depois de ter completado 16 anos, Esther perdeu a batalha para o câncer e nos deixou, mas não sem antes servir de inspiração para milhares de pessoas por meio de seu vlog e dos diversos grupos online que fazia parte.

https://www.youtube.com/watch?v=7DKrs3IngoE






Todas as imagens são do site do Skoob e de arquivos pessoais.

 

  
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário