[Resenha] A Última Carta de Amor



Autor: Jojo Moyes

Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580571738
Ano: 2012
Saiba mais: Skoob 
Páginas: 378

Olá pessoal,
Estou atrasada, mas estamos próximos ao fim do semestre na faculdade e logo voltaremos ao ritmo normal.
A Última Carta de Amor, foi indicação de uma grande amiga e mesmo demorando muito a ler, só posso dizer que fiquei apaixonada pela escrita da autora, que todos amam, no entanto quando eu li a sinopse fiquei receosa pela história, mas vamos falar do livro.

SINOPSE

Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por “B”, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante.
Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido — em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado —, Ellie começa a procurar por “B”, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento.
Com personagens realísticos complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.

A história nos conta duas histórias de amor, ambas começaram digamos que da forma errada, o que diferencia os casais são os períodos que elas aconteceram. Jennifer Stirling, era casada com um homem de sucesso e todos ao seu redor a amavam, as mulheres a invejavam e os homens caiam aos seus pés.
Tudo mudou em uma noite chuvosa onde ela quase perdeu a vida, no entanto ela não se lembrava de nada. Recuperada e em casa, ela sentia que faltava algo, aquela não era sua vida, e tudo começou a fazer sentido ao encontrar cartas de amor direcionadas a ela, e aquilo a completava, mesmo não se lembrando dele.
Quarenta anos depois a jornalista Ellie Haworth, com uma carreira promissora e apaixonada por um homem que não pode ser seu. E por uma matéria ela acaba descobrindo uma das cartas e começa a procurar quem eram aqueles apaixonados e se a história teve um final feliz.
Como muitas pessoas já haviam falado, a Jojo Moyes é uma excelente escritora, sabe colocar as palavras sem deixar buracos e lacunas, ela conseguiu transitar entre os períodos de forma harmônica, e mesmo tendo noção do final já que o livro era de romance.
Mesmo sendo romance e tendo noção do final, a forma que foi colocada me surpreendeu, deixando uma expectativa. Você se vê na mesma ansiedade de Ellie ao correr atrás da história de Jennifer e ao mesmo tempo atrás da sua história.
Aprendemos que nem sempre o que temos a frente é o nosso verdadeiro futuro e quando não paramos de olhar apenas pra nosso umbigo, perdemos grandes oportunidades, grandes realizações.
Acredito que sempre podemos tirar lições de livros, independente do segmento do mesmo. Nesse eu aprendi que o que a sociedade quer ou impõe pode não ser o que me faz feliz, aprendi que quando olhamos apenas pra nos mesmos ou nos acomodamos com nosso presente, deixamos de ver as coisas boas ao nosso redor. Nem tudo é o que pensamos e que ser sinceros é sempre melhor que escondermos algo.
Recomendo este livro pra quem não gosta de romance meloso e bem elaborado.


Sobre a Autora

Jojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres, no Reino Unido. Estudou jornalismo e foi correspondente do jornal The Independent até 2002, quando publicou o seu primeiro romance, Sheltering Rain, foi então que resolveu dedicar-se à carreira de escritora. Jojo vive em Essex com o marido e os três filhos.













Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

Um comentário

  1. Até o momento só li um livro da Jojo que foi "Como eu era antes de você" e me apaixonei, espero poder ser esse em breve

    Bjos
    Relíquias
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir