[Turma do Livro - Resenha] Clér


Autor: Pablo Madeira
Editora: Deuses
ANO: 2015
ISBN: 9788566754728
Saiba maisSkoob
Paginas:  156 páginas

Olá pessoal,
Hoje vamos falar do livro que foi a terceira edição da Turma do Livro, idealizado pela Helena Dias do Blog Café comLivro, para a valorização de nossa literatura, como vocês estão cansado de saber me apaixonei nos últimos tempos. Desculpem a falta de imagens, mas o li em PDF e não tenho  tanta criatividade pra fotos. 
Então vamos ao que interessa.

Sinopse

A decisão de sair da casa dos seus pais e ir morar com a sua tia em outra cidade foi necessária para Rodrigo. O jovem não suportava mais conviver com os problemas alcoólicos de seu pai e ser feliz era algo que não podia mais ser adiado. Se assumir homossexual não era uma das escolhas mais fáceis, já que seu pai sempre dizia que jamais teria um filho gay. Além das novas amizades e do primeiro emprego, Rodrigo irá sentir pela primeira vez o tão falado “amor à primeira vista” ao conhecer o jovem Clér. Mas nem tudo é o que parece e Rodrigo vai aprender que o preconceito pode existir em qualquer lugar e que, por esse motivo, às vezes precisamos guardar alguns segredos.

Com uma escrita leve, o autor nos mostra de maneira direta uma realidade vivida por muitos. Uma história para rir e chorar. Impossível parar de ler.

O livro conta a história de Rodrigo, um jovem homossexual de 18 anos e vivendo em meio a um dilema, ele vive em uma família o aceita e o pai não o aceita por ser como é. Após a convivência em casa se tornar insustentável ele decide morar com a tia na cidade de Imenso Lar (cidade fictícia de Minas Gerais). Em seu primeiro passeio ele faz amizade com Mickaela e Hugo, dois adolescentes ele com cabelo azul e ela de cabelo rosa, não acreditavam como ele poderia ir morar em uma cidade pequena.
Na noite de natal ele conhece alguns outros adolescentes da sua idade e com eles seu primeiro amor, Clér. Rodrigo sabia que tudo mudaria a partir de agora, pensava em logo arrumar um emprego e ter uma vida sossegada. Sabia que teria que enfrentar preconceitos que já estaria acostumado, mas ele conheceria o lado bom e ruim.

O livro retrata ao meu ver o dia a dia de um adolescente que se descobre homossexual em uma sociedade machista e patriarcal, onde apesar de muitos pregarem a igualdade há muito preconceito (não vamos entrar em mérito ou fazer apologia). O livro mostra que a palavra respeito deve ser levada muito mais a serio do que qualquer coisa. Cada um é o que quer ser e deve ser respeitado por isso e na minha humilde opinião se pensa diferente guarde pra você.
Apesar de achar que o autor poderia ter explorado mais todos os personagens (menos Fernanda kkkk), dado mais vida aos demais, acredito que ele teria muita coisa pra inserir na história em geral e o final com certeza inesperado. Só não dei 5 estrelas no Skoob, por isso.
Recomendo a leitura, a história apesar de uma temática polemica é bem escrita e leve, faz com que possamos refletir sobre varias coisas. Fiquei muito relutante confesso em participar por ser evangélica e não querer confusão com o povo, mas ainda bem que pensei melhor já que como diz minha mãe eu não sou todo mundo.
Tenho minha crença e sou leitora, gosto de ler pra se gosto, a literatura é diversificada e não há motivos para nos engessarmos em um único estilo literário. Recomendo a leitura sim já que como havia falado, o livro é fininho e por isso não dá pra falar muita coisa sem dar spoiler.

Leia e me conte o que achou.
E se você já leu me conte também vou amar saber opinião.



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário