[Resenha] O Menino do Pijama Listrado


Autor: John Boyne
Editora: Seguinte
ANO: 2007
ISBN: 9788535911121
Saiba maisSkoob
Paginas:  186 páginas

Olá pessoal,
Sabe aquele livro que te enche de expectativas, já que você é apaixonada pelo filme, então esse é o caso dessa história. O Menino do Pijama Listrado é um dos meus filmes preferidos, o único que quase me fez chorar (sim sou insensível, dizem a maioria). De uma delicadeza enorme esse livro me surpreendeu, continue lendo e você saberá como.

Sinopse
Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Bruno uma criança normal, com seus nove anos, uma casa que ele amava e os melhores amigos da vida. Um dia ao voltar da escola tudo muda e é na sua nova vida que ele em sua inocência sobreviver em meio à guerra.  Me ganhou tanto no filme quando no livro, assim como Shmuel duas crianças que apesar de estar de lados opostos na guerra nos mostra que a maldade vem com o tempo e é ensinada. Em meio a um grande confronto, ele não entendia porque o amigo tinha que usar pijama todo dia e não podia sair da cerca, mas a amizade dele conseguiu vencer.  
Assim como no filme o livro é de uma sensibilidade, uma ternura e consegue tocar a cada um que vê ou lê. Mas confesso que gostei mais do fim do filme, o fim do livro me deixou revoltada.
John conseguiu captar a tristeza do período, a felicidade e o que bons sentimentos geram quando o damos e quando o recebemos. Tudo o que vai pode voltar e basta esperar. Além da escrita que é maravilhosa, conseguiu me pender do inicio ao fim. O enredo contato é incrível, mesmo quando se pensando em guerra em milhares de mortes, ele consegue nos comover com algo delicado como uma amizade verdadeira.
Se você é sensível recomendo filme e livro com uma caixinha de lenço, porque é pra mim um dos livros mais emocionantes que já li até o momento. Livro recomendadíssimo, mas espere tudo e todas as emoções.

E se você já leu me conta aqui nos comentários o que você achou? Estou aguardando por você e até a próxima. Bjos.

Sobre o autor
John Boyne (nascido em 30 de abril de 1971) é um romancista Irlandês. Ensinou língua inglesa no Trinity College, e Literatura Criativa na Universidade de East Anglia, onde foi galardoado com o prêmio Curtis Brown. Já escreveu diversos romances, assim como uma quantidade de contos que foram publicados em várias antologias e transmitidos por rádio e televisão.
Seus romances foram publicados em 29 idiomas. The Boy in the Striped Pyjamas é um "mais vendido" em Nova York e teve adaptação para o cinema. Boyne reside em Dublim.



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário