[Resenha] Coisas de Menino

            Autor: Alexandre Braoios
Editora: Illuminare
ANO: 2016
ISBN:  9788568904336
Saiba maisSkoob
Paginas:  267

Olá pessoal, tudo bom?
Hoje queria falar com vocês de um livro que pra mim todos precisam ler, é uma história que não imaginei em meus piores pesadelos e posso afirmar que como mãe, foi de grande aprendizado.

Vamos falar do que interessa.

Sinopse
Até onde o abuso sexual infantil deixa marcas que não saram?
A história de um menino que teve uma infância comum, a não ser por um dia fatídico onde o abuso sexual de um adulto mudou sua forma de ver a vida. Essa experiência foi o catalisador de uma série de acontecimentos tensos, sentimentais, profundos e verdadeiros na vida do pequeno menino. "Coisas de menino" é um romance profundo, baseado em uma história real, que aborda o abuso sexual infantil de forma clara, dramática mas também realista e sentimental. Um romance a ser lido e refletido.

Você pode estar se perguntando o motivo de estar recomendando muito esse livro, principalmente para quem tem filho. Primeiro pra abrirmos os olhos pra brechas e pra sinais.
A história é contada de três pontos de vistas, diferente dos acontecimentos, Raul o abusador, Picollo a vitima e Andrea a ouvinte. Logo no inicio da história vemos um Raul já debilitado pela ELA (nome da sigla), que avança rapidamente o deixando em uma prisão, visto que seu corpo esta deixando de funcionar, mas sua consciência permanece intacta e é nesse contexto que descobrimos toda a história. Com a culpa pesando, ele em talvez um momento de desespero, se abre com a sua enfermeira para que sua família conheça sua história após sua morte.
Conhecemos Picollo e sua infância, marcada por vários abusos, sim aconteceu antes. E Andrea aparece no meio desse furacão, onde tem que escolher continuar cuidando de Raul mesmo sabendo tudo ou simplesmente ir embora.

O desfecho é surpreendente, isso posso afirmar.

Conheci esse livro por meio de uma autora querida, Viviane (colocar sobrenome) que conhece meu gosto por leituras. Confesso que não pesquisei nada até ler e só li sobre o livro e autor após a leitura.
O livro é fino para o tempo que eu gastei pra ler, teve partes que apenas não consegui e não pegava o livro por até uma semana, mais o Alexandre me surpreendeu durante a narrativa e com sua escrita. Em conversa com o autor, ele falou uma frase que é o que resume o livro, “é um tema pesado, mais que precisa ser falado”, e concordo demais com ele. Não por ser mãe de menino, mas simplesmente por ser mãe.
A narrativa nos leva a pensar em atitude que temos palavras que direcionamos aos nossos filhos e acima de tudo as pessoas que trazemos para o nosso convívio. Com meu filho o dialogo ficou mais aberto e ele sabe que pode confiar e contar comigo pra tudo.
Alexandre consegue nos colocar dentro da história de tal forma que conseguimos sentir tudo que se passa. Dos 3 narradores, me liguei ao Picollo e Andrea, ao Raul apenas em alguns momentos, mais a ideia do que ele tinha feito deixava minha empatia por ele abalada, que se rompia sem motivo aparente.
O livro trata de falta de dialogo dentro da família, amizades familiares prejudiciais e traumas que a violência sofrida leva pra vida. Uma violência sofrida pode ser usada como justificativa para gerar violência? É um circulo vicioso? Esses são uns dos muitos questionamentos que a leitura nos leva a pensar e a duvidar de muita coisa.
Recomendadíssimo, a leitura não é leve mais é tão bem escrita que vale cada pagina. Pra mim, e essa é a minha opinião, nada justifica. Se você é mais sentimental, cuidado. A leitura foi de grande instrução como mãe e como pessoa. Hoje posso dizer que sou melhor.

E você já leu? Abra seu coração e me conte como foi sua leitura.

Até a próxima.

Sobre a autora
Alexandre Braoios é professor universitário e estudante de psicologia. Nasceu em São Paulo e desde 2009 reside em Jataí-GO, onde é docente da Universidade Federal de Goiás. Possui contos publicados em antologias e coletâneas como Contos de Som e Silêncio, Mulheres e Meninas, Vícios, Taras e Medos, Sombras e Desejos, Contos de um Natal Sem Luz e Eu Me Ofereço (um tributo a Stephen King), Perdoe-e e Meu Lado Sombrio. Coisas de Menino é seu primeiro romance.




 Todas as imagens são do site do Skoob, pois li todos os livros em e-book






Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário