[Resenha] Um Dia

Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
ANO: 2011
ISBN: 9788580570458
Saiba maisSkoob
Paginas:  410 páginas

Olá pessoal,
Como vocês estão? Eu já comecei o ano na correria, como todos sabem sou estudante de Ciências Contábeis e 2016 é além do ano da minha formatura, é o ano que eu entrego TCC e realizo a prova de Suficiência do CRC, para ter meu registro. Vocês perceberam que teremos, diário de CRC e meus rascunhos por aqui.
Muitos me acham louca por isso, talvez seja, mas....
Vamos ao que interessa, tenho esse livro na minha estante a não sei quanto tempo e decidi que ele seria a primeira leitura desse ano que é marcante não apenas pra mim, mas acredito que pra você também. Então vamos ao que interessa.

Sinopse
Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Como já disse, tenho esse livro há muito tempo na estante e pode ser que comprei ele pela atriz na capa Anne Hathaway, uma das minhas atrizes favoritas.
O livro conta os 20 anos de uma amizade e amor. Depois de uma bebedeira Emma e Dexter se “encontram”, ela já o conhecia e ele no meio da sua futilidade, nunca reparou nela, até aquela noite.
Tudo se inicia em 15 de julho de 1988 e todos os capítulos seguem a mesma forma, todos os capítulos ocorrem dia 15 de julho alternando entre Emma e Dexter, cada um com sua visão.
Durante anos eles tiveram suas vidas cruzadas, apesar de cada um ter sua totalmente diferente um do outro e do que haviam planejados. Por vários momentos o que “salva” é a amizade e a certeza que eles possuem com quem contar.

"..., eu te amo muito. Muito, muito, e provavelmente sempre amarei. 
        - Só que eu não gosto mais de você." 

A história é linda, mas a narrativa as vezes fica extensa e cansativa, apesar da história ter base ela peca pelo excesso, no entanto a escrita do autor que me animou a ir até o fim, ele sai do provável e te dá uma nova percepção (na minha visão), em vários momentos imaginei que o resultado seria uma cena clichê e ele muda totalmente. Demonstrando o que o medo em relacionamento pode fazer com uma pessoa que acha que se é jovem demais e que ter alguém só atrapalharia.
Recomendo a história que é romance e como você já conhece consegui tirar outro aprendizado, o valor da amizade, quanto estarmos presentes mesmo distantes pode ajudar e acalmar uma alma. Demonstra que podemos ser amigo de quem amamos e porque não amizade entre homem e mulher.
Paradigmas existem para serem quebrados. Ficou curioso em saber por quê? Como? E onde? Então leia. Sei que tem filme e tão logo eu assista, volto pra falar com vocês.

 Se você já leu, deixe sua opinião.

Até a próxima.

                                                Sobre o autor


Formado em literatura e teatro inglês, optou pela carreira de ator e recebeu uma bolsa na American Musical and Dramatic Academy de Nova York. De volta a Londres, atuou em espetáculos teatrais no Battersea Arts Centre, The Finborough, West yorkshire Playhouse e Birmingham Repertory Theatre. Entre uma peça e outra, em Londres, Nicholls trabalhava como vendedor na rede de livrarias Waterstone's, em Notting Hill. Após trabalhos freelance, conseguiu emprego como leitor de peças e pesquisador da BBC Radio Drama, o que o levou á edição de roteiros na London Week Television e na Tiger Aspect Productions. Nessa época, começou a escrever e adaptou a peça de Sam Shepard, Simpático, que se tornou um filme estrelado por Sharon Stone e Nick Nolte, em 1999. Ao longo de sua notável carreira de roteirista, recebeu duas indicações ao BAFTA. Além de Um dia, publicou romances Starter For Ten Understudy. 






Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário