[Resenha] Passarinha

Autor: Kathryn Erskine
Editora: Valentina
ANO: 2013
ISBN:  9788565859134
Saiba maisSkoob
Paginas:  224

Olá pessoal, tudo bom?
Hoje venho apresentar pra vocês esse livro que arrebatou meu coração e esta em um dos melhores livros que li nos últimos tempos. Conheci a muito tempo, mais foi apenas no pelo Clube do Livro BH em parceria com a Editora Valentina, que eu soube dos detalhes e tive o prazer de ler.
Agora chega de papo e vamos ao que interessa.

Sinopse
No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai - a si mesma e todos a sua volta -, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido.
Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo.
Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária.

Todo o livro é narrado pela Caitlin uma criança de 10 anos, portadora da Síndrome de Asperger, que lida com a morte do irmão e a tristeza do pai.  Ela não sabe captar o sentido das coisas e vivia em um mundo preto e branco.
A leitura é leve apesar de vários momentos de apertar o coração, ela sofre de uma forma diferente, ela tem um mundo só dela onde a única pessoa que podia entrar nele era Devon seu irmão, que a auxiliava com o sentido das coisas. Isso podemos perceber logo no inicio que seu irmão era sua ponte com o mundo. Difícil falar desse livro e não se emocionar, não se colocar no lugar do outro, sempre pensando que nosso sofrimento é maior.  
A autora conseguiu passar uma sensibilidade e uma visão de comunidade muito grande. Ela conseguiu unir temas opostos, em harmonia, de uma forma cativante e incrível.
Me ver sob olhos de Caitlin, foi no mínimo inspirador e fortalecedor. Se ver sob o olhar de uma criança já é assim, mais com ela passamos a nos ver de forma diferente, começamos a desejar sermos melhores do que somos hoje.  
Posso falar por mim, aprendi a ter empatia pelo outro, mesmo não querendo, a ver o sofrimento do outro como se fosse meu sofrimento. Coisas que sabemos desde sempre, mais não o fazemos.

Livro mais que recomendado, e conselho. Leia, apenas leia. E volte pra me contar.

E você já leu? Abra seu coração e me conte como foi sua leitura.

Até a próxima.

Sobre a autora

Como residente do estado da Virgínia, KATHRYN ERSKINE ficou profundamente abalada com o massacre da Virginia Tech University, em 2007. Na esteira da tragédia, Kathryn imaginou como poderia entrelaçar o tema da violência na juventude, seu impacto sobre a comunidade e as famílias, e o mundo de uma criança com necessidades especiais, numa tentativa de avaliar o quanto nossas vidas poderiam ser diferentes se compreendêssemos melhor uns aos outros. Ao escrever Passarinha, que narra a história de uma menina autista, ela própria penetrou nesse delicado universo, para, como Caitlin, nos oferecer algo bom e forte e bonito.
Visite kathyerskine.com e tenha acesso a uma infinidade de informações sobre autismo e síndrome de Asperger, além de endereços úteis, links para artigos, bibliografia direcionada, fontes de pesquisa, sugestões para temas e debates em sala de aula, material de apoio para professores e educadores, playlists e muito mais.





Imagens arquivo pessoal.








Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário